quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Releitura da postagem "Semana do Brincar" - 26/05/2016

http://claudiacosta2015.blogspot.com/2016/05/semana-do-brincar.html


A postagem realizada no em maio de 2016, eu falava sobre a importância do brincar. Hoje ao reler a postagem continuo com o mesmo pensamento, onde o momento do brincar é um dos momentos mais importantes da vida da criança, pois através da brincadeira a criança expõe seus sentimentos, desenvolve sua criatividade, imaginação, entre outros aspectos importantes para a criança.
Inventar brincadeiras com materiais diversificados estimula a criatividade das crianças, pois elas reproduzem cenas do cotidiano como por exemplo, atender ao telefone utilizando um pedacinho de madeira, uma caixinha ou outro objeto, ou então, utilizar a caixinha para que a mesma seja um carrinho... As crianças podem transformar qualquer objeto em brincadeira que estimule a criatividade a imaginação e a capacidade de construir o que ela quiser...
Poderia aqui também acrescentar o texto "Apenas brincando" de Anita Wadley, que foi disponível na interdisciplina Ludicidade e Educação, onde fala bem esta questão da importância do brincar e de estar criando e inventando, pois enquanto estamos brincando, estamos aprendendo.

 Apenas brincando
 (Anita Wadley) 
Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos, 
Por favor, não diga que estou apenas brincando. 
Porque enquanto brinco estou aprendendo 
Sobre equilíbrio e formas.
Quando estou me fantasiando, 
Arrumando a mesa e cuidando das bonecas, 
Por favor, não fique com a ideia que estou apenas brincando. 
Porque enquanto brinco estou aprendendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia. 
Quando estou pintado até os cotovelos,
Ou de pé diante do cavalete ou modelando argila, 
Por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando. 
Porque enquanto brinco estou aprendendo. 
Estou me expressando e criando.
Eu posso ser um artista ou um inventor algum dia. 
Quando você me vê sentado numa cadeira 
Lendo para uma plateia imaginária, 
Por favor, não ria e pense que eu estou apenas brincando 
Porque enquanto brinco estou aprendendo. 
Eu posso ser um professor algum dia. 
Quando você me vê procurando insetos nos arbustos, 
Ou enchendo meus bolsos com todas as coisas que encontro, 
Não jogue fora como se eu estivesse apenas brincando 
Porque enquanto brinco estou aprendendo. 
Eu posso ser um cientista algum dia 
Quando estou entretido com um quebra-cabeça, 
Ou com algum brinquedo na minha escola, 
Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras 
Porque enquanto brinco estou aprendendo 
Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. 
Eu posso estar numa empresa algum dia. 
Quando você me vê cozinhando ou experimentando alimentos, 
Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira. 
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber diferenças. 
Eu posso ser um “chef” algum dia. 
Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, 
Correr e movimentar meu corpo, 
Por favor, não diga que estou apenas brincando 
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia. 
Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje, 
E eu digo, eu brinquei, 
Por favor, não me entenda mal. 
Porque enquanto eu brinco estou aprendendo. 
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho. 
Eu estou me preparando para amanhã. 
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar. 



Então, relendo a postagem, e visitando a interdisciplina Ludicidade e Educação, posso dizer que continuo com meu pensamento, que a criança precisa brincar, ela precisa ser estimulada a criara suas brincadeiras através de materiais encontrados na natureza ou mesmo com sucatas, pois é assim que a criatividade e a imaginação estarão sempre em desenvolvimento...



Referências:
Wadley, Anita. Apenas brincando, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1dlWqSyYcye6xvmCWNamJbe_EJR2761CEeWRW1UGqDSA/edit?hl=pt_BR&pli=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário