segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Releitura da postagem realizada no dia 16/09/2015. http://claudiacosta2015.blogspot.com/2015/09/no-dia-10-de-setembro-uma-nova.html


Nesta postagem falei sobre as coincidências do dia a dia com nossas aulas do curso, relatei que vi minha filha lendo o livro "Isso não é brinquedo!", escrito por Ilan Brenman com ilustração de Maria Eugenia, da editora Scipione. E este livro falava sobre as crianças inventarem brincadeiras e brinquedos com simples objetos. Muitas vezes compramos brinquedos caros para as crianças e o que eles gostam mesmo são das caixas. Continuo com o mesmo pensamento de quando fiz a postagem de que não devemos deixar morrer a criança que existe dentro de nós, porém acrescentaria a esta postagem que devemos incentivar as crianças a brincarem com diferentes tipos de materiais, não só brinquedos comprados, mas com materiais não estruturados. Onde a imaginação e a criatividade estarão em destaque, pois as crianças vão ir além em suas brincadeiras.
Na escola que trabalho percebi que as salas possuem brinquedos variados, porém falta a caixa de sucatas, falta os objetos que servirão para as crianças criarem e inventarem suas brincadeiras a partir das vivências diárias. Passei a levar sucatas, caixinhas, garrafinhas, tampas de latas e as próprias latas para que as crianças da turma do berçário pudessem estar explorando e manuseando estes diferentes materiais. Um dia então, pude perceber  uma criança pegar uma lata e duas garrafinhas e fazer que estas latas fossem a bateria e as garrafinhas as baquetas, o mesmo sentou perto das latas e começou a bater nelas como se estivesse tocando bateria (depois de um tempo fiquei sabendo que ele ia na igreja com seus pais e costumava ficar na volta do baterista da banda), ele estava reproduzindo algo que lhe chamava a atenção utilizando materiais de sucata. 
Ao observar a atitude deste bebê, pois ele tinha 1 ano e 4 meses quando inventou a brincadeira, foi possível perceber e relacionar o fato com a postagem feita em 2015, pois as crianças inventam suas brincadeiras com os mais diferentes materiais, não precisando ser um brinquedo comprado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário