Releitura da postagem "Diferentes Maneiras de Contar Histórias", realizada no dia 22 de maio de 2016.
http://claudiacosta2015.blogspot.com/2016/05/diferentes-maneiras-de-contar-historias.html
Quando estudamos a interdisciplina Literatura Infanto Juvenil, foi nos apresentado diversas maneiras de explorar os livros e as histórias. Aprendemos sobre os contos de fadas, sobre Poesia e Poética, Elementos da narrativa, entre outras coisas. A professora Ivany conversou bastante sobre o assunto e disponibilizou materiais que foram importantes para uma melhor compreensão. Então, quando falamos sobre a as diferentes maneiras de viver e compreender a literatura, pensei que ao entrarmos em uma sala com a intenção de contar uma história para as crianças, devemos ter um conhecimento sobre o que será contado e também devemos estar criando e inventando diferentes técnicas que despertem o interesse e o envolvimento das crianças.
Na postagem lincada, falei sobre a técnica desenvolvida por uma colega de trabalho, com uma turma de maternal 2, onde foi trabalhada a história "O grande rabanete", a professora utilizou o avental, onde ela ia contando a história e colando os personagens, e após ela distribuiu fichas com os personagens da história para que as crianças pudessem estar dramatizando a história. Esta aula foi bem interessante, pois as crianças ouviram a história contada a partir da fala da professora e do uso dos personagens que iam sendo colados no avental e após os mesmos puderam estar dramatizando.
Assim, foi possível observar o envolvimento das turma durante a realização da atividade. É preciso estarmos dispostos a inventar e inovar para que as crianças sintam prazer ao estar dentro de uma sala ouvindo uma história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário