Releitura da postagem "Trabalhando com a música" realizada no dia 19 de junho de 2016.
http://claudiacosta2015.blogspot.com/2016/06/com
Podemos ter a música como uma grande aliada no nosso dia a dia dentro da sala de aula, não importando a idade. Quando realizei a postagem em 2016, só fiz comentários sobre o eu gostar de trabalhar com a música e as diferentes reações das crianças de diferentes idades. Porém, o trabalho com a música vai muito além, a criança estimula a coordenação motora através da repetição de gestos, desenvolve a linguagem cantando as músicas, estimula a audição, seus desenvolvimento corporal através da dança. E este trabalho com a música acaba por ter grandes resultados de aprendizagens desde o berçário até a universidade, como foi no nosso caso quando estudamos a interdisciplina "Música na Escola".
Nesta foram disponibilizados uma coletânea de textos onde foi possível nos aprofundar mais sobre o assunto através das leituras. E no texto de Leda de a. Maffioletti, " A música e as primeiras aprendizagens da criança" p.4, os autores Bonnan e Woodward (2009), falam que "entendem a musicalidade como um fenômeno humano que se manifesta desde as primeiras vocalizações do bebê." Assim é possível fazer uma relação com o desenvolvimento da fala e dos gestos dos bebês, pois os mesmos acabam sendo estimulados a ouvir canções desde que estão dentro da barriga de suas mães... E estando na escola acabamos por ouvir e cantar muitas músicas para nossos alunos/bebês. Cantamos para acalmá-los, para distraí-los, para incentivá-los a repetir gestos, como por exemplo, no texto "Brincadeiras tradicionais musicais" de Monique Andries Nogueira, também disponível na interdisciplina Música na Escola, onde temos exemplos da música "Serra serra serrador" muito utilizada nas salas de aula principalmente de educação infantil onde brincamos com as crianças balançando-as imitando o movimento da serra. Podemos dizer então que este tipo de brincadeira com música está sendo desenvolvida com a intenção de estimular a coordenação motora e também a fala destas crianças, pois estamos cantando e repetindo gestos.
Assim posso concluir esta releitura da postagem, dizendo que ao voltar na interdisciplina estudada em semestres anteriores é possível associar minha escrita com a fala dos autores. Onde entendo, assim como eles a importância de estar trabalhando com música dentro da sala de aula...
Referências:
NOGUEIRA, Monique Andries. Brincadeiras tradicionais musicais: análise de repertório recomendado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/MEC.
MAFFIOLETTI, Leda de A. A música e as primeiras aprendizagens da criança. In:
FLORES, Maria Luiza Rodrigues e ALBUQUERQUE, Simone. (Orgs) A implementação
do PROINFÂNCIA no Rio Grande do Sul. Perspectivas politicas e pedagógicas. Porto
Alegre: EdiPUCRS, 2014. p. 119-126. ISBN 978-85-397-0582-5