quarta-feira, 1 de maio de 2019

Educação Especial - Releitura

Postagem realizada no dia 10/09/2017

Relendo a postagem que fiz sobre educação especial, percebo que meu pensamento não mudou muito, pelo contrário... Percebo que muitos direitos das pessoas com necessidades especiais, apesar de estar nas leis, não são cumpridos, e estas pessoas ainda têm dificuldades para realizar estudos, trabalhos e até mesmo lazer. 
Além disso, percebo que os profissionais de educação, principalmente auxiliares de educação inclusivas, infelizmente não estão preparadas para exercerem a função, não quero generalizar, porém nas escolas que trabalhei e pude observar as crianças não têm recebido atendimento adequado as suas necessidades.
Penso que as escolas, os municípios talvez as autoridades devessem dar uma formação mais específica para professores e auxiliares. Nos dias atuais, as escolas estão recebendo um número cada vez maior de crianças diagnosticadas com algum tipo de transtorno, que precisariam de um acompanhamento especial, porém não se tem profissionais preparados para ter que assumir uma turma de alfabetização com 25 alunos ou mais e tendo entre eles 1, 2 ,3 ou mais alunos com algum comprometimento ou transtorno. Pois, além de se ter em salas alunos com o diagnóstico, temos os alunos que são visivelmente portadores de algum tipo de transtorno mas os pais não aceitam e /ou têm resistência em leva-los a um médico especialista.
As leis precisariam ser melhor aplicadas, pois todas as pessoas têm direitos que acabam não sendo cumpridos de maneira adequada, e os mesmos acabam sendo prejudicados de alguma forma.
Penso que as escolas devessem ter um atendimento especializado, com médicos, psicólogos e especialistas para auxiliar tanto os alunos quanto as famílias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário