Entrevistando uma professora da EJA...
Ao realizar o trabalho de campo da interdisciplina da EJA, foi possível entender muitas coisas e de certa forma, perceber a emoção da professora ao trabalhar com estes alunos.
Eu "conhecia" e ouvia falar deste segmento de ensino, mas confesso que não entendia bem como funcionava, e através dos vídeos, dos textos e das conversas em aula aprendi muito.
Na conversa que tive com a professora, ela me falou da sua emoção de poder estar alfabetizando pessoas de diversas idades e com diferentes histórias de vida. Sabemos que muitas pessoas precisam abandonar os estudos por terem que trabalhar, por não terem condições de chegarem na escola por causa da distância, porém com todas as tecnologias, com as escolas e com as avaliações como o Enem, fica um pouco "difícil" pensar que ainda existam pessoas analfabetas e sem acesso as escolas. Mas infelizmente existem...
Relacionei a conversa que tive com esta professora com o vídeo " A construção da leitura e da escrita", disponível na aula da Unidade 2 parte 3 da interdisciplina da EJA, pois nestes vídeos os alunos estavam sendo alfabetizados, demonstravam esperanças em um futuro melhor, e a professora relatou isso, seus alunos estão entrando em uma sala de aula para aprenderem a ler o nome dos ônibus, sem terem que pedir ajuda para alguém, ou então para poderem tirar a carteira de motorista. Nesta escola onde realizei a entrevista todos os alunos chegaram na escola sabendo ao menos escreverem seus nomes, mas estão atras de mais, querem poder ter acesso a um livro e realizar a leitura, querem ter o direito de identificarem os valores e a descrição dos produtos nas prateleiras dos mercados.
Todos temos direito a educação, todos temos o direito de serem alfabetizados, e se por algum motivo não foi possível esta alfabetização no tempo regular, temos o direito de entrar na escola quando tivermos a possibilidade de estar dentro dela.
Então, nós como educadores precisamos incentivar nossos alunos a estarem nas escolas, precisamos incentivar as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ingressarem em uma escola de fazer isso, de irem atrás de conhecimento. Os alunos da EJA, trazem consigo suas vivências suas experiências de vida e precisam então conhecer o mundo da leitura e da escrita.
Relacionei a conversa que tive com esta professora com o vídeo " A construção da leitura e da escrita", disponível na aula da Unidade 2 parte 3 da interdisciplina da EJA, pois nestes vídeos os alunos estavam sendo alfabetizados, demonstravam esperanças em um futuro melhor, e a professora relatou isso, seus alunos estão entrando em uma sala de aula para aprenderem a ler o nome dos ônibus, sem terem que pedir ajuda para alguém, ou então para poderem tirar a carteira de motorista. Nesta escola onde realizei a entrevista todos os alunos chegaram na escola sabendo ao menos escreverem seus nomes, mas estão atras de mais, querem poder ter acesso a um livro e realizar a leitura, querem ter o direito de identificarem os valores e a descrição dos produtos nas prateleiras dos mercados.
Todos temos direito a educação, todos temos o direito de serem alfabetizados, e se por algum motivo não foi possível esta alfabetização no tempo regular, temos o direito de entrar na escola quando tivermos a possibilidade de estar dentro dela.
Então, nós como educadores precisamos incentivar nossos alunos a estarem nas escolas, precisamos incentivar as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ingressarem em uma escola de fazer isso, de irem atrás de conhecimento. Os alunos da EJA, trazem consigo suas vivências suas experiências de vida e precisam então conhecer o mundo da leitura e da escrita.
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