Alô! Quem está falando?
Propor brincadeiras que estimulem a fala das crianças é uma atividade constante no berçário. Geralmente não conseguimos entender o que eles estão falando, mas procuramos incentivá-los a todos os momentos, nas brincadeiras, na hora das trocas e até na hora da alimentação.
Realizamos brincadeiras diversas e cantamos quase que o dia todo. E, uma das brincadeiras que as crianças adoram é quando recebem os aparelhos tecnológicos. Brincar com teclados, telefones ou mouses são momentos de estímulos também. "Alô! Quem está falando? -Ah, é o papai? Sim, o Augusto está aqui sim. Ele está brincando agora. Quer falar com ele?" Estas são algumas das falas que reproduzimos quando as crianças estão com um telefone nas mãos, ou então quando nós educadoras pegamos um telefone... Procuramos incentivar as crianças a falarem, desenvolverem a linguagem. E como podemos observar, eles seguram o telefone da maneira correta, colocam-o em seus ouvidos ou observam a tela para ver se conseguem ver algo... A tecnologia esta presente na vida das pessoas desde muito cedo.
Os bebês desde pequenos já sabem que se passarem o dedo na tela do telefone estarão manuseando-o para que algo aconteça. Eles sabem que se colocarem no ouvido escutarão a voz de alguém. E quando nós pedimos para que eles falem com a mamãe ou com o papai, os mesmos tentam pronunciar alguém palavra e aguardam uma resposta.
Na foto abaixo, foi uma atividade onde as crianças estavam brincando com os meios de comunicação e um aluno estava distraído brincando com o teclado e o telefone celular. Neste momento foi possível registrar a brincadeira e observar que ele apesar da idade já tem um conhecimento sobre o uso das tecnologias.
Estamos aprendendo ainda como trabalhar estas tecnologias com as crianças, mas ao mesmo tempo observamos que eles desde pequenos já trazem um conhecimento consigo mesmo de como é uso de tais tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário