sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Revisitando o Blog!!!!!



Atividade diferente este semestre, revisitar nosso blog e comentar nossas postagens observando o que foi postado e o que poderia ser acrescentado...
Demorei para realizar a atividade... Na verdade a visita foi feita logo que a atividade foi lançada, olhei todas minhas postagens de 2015 e 2016 e escolhi as 10 que  iria reescrever... Porém, fui deixando para depois e para depois e acabei me atrasando por pensar que a atividade seria muito complicada. e, hoje quando terminei de refazer ou reescrever as postagens posso dizer que foi bem interessante, voltar, ler, ir até as interdisciplinas e reler textos, foi gratificante. Confesso que ainda tenho dificuldades para escrever, para relacionar textos ao meu pensamento, mas consegui encontrar referências. Consegui relacionar as minhas postagens com textos estudados. 
Preciso ainda me organizar com o tempo, estamos chegando no final do Eixo VIII, quase entrando no TCC... Daqui para frente vai ser mais tensão, espero conseguir fazer tudo no tempo certo e concluir o curso com sucesso!!!!!


Releitura da postagem "Semana da Criança" - 16/10/2016


http://claudiacosta2015.blogspot.com/2016/10/semana-da-crianca.html




Na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, aprendemos a fazer experimentos e nos foi proposto que realizássemos experimentos com nossos alunos também... Na semana das crianças, construí com a turma o "sapo babão", brinquedo construído com material reciclado e utilizamos detergente de louça e água para fazer com que o sapa "babasse". Quando realizei a postagem, a fiz com o intuito de mostrar a alegria das crianças com a utilização de um brinquedo confeccionado por eles na semana que era especial para eles por se tratar da "semana das crianças". Porém agora relendo as postagens, revisitando meu blog acabei percebendo que tenho vários comentários não respondidos por mim. Comentários feitos pelas tutoras mas que acabou passando o tempo e eu não percebi que tinha estes comentários, só agora com esta atividade de Seminário Integrador acabei percebendo minha falha....
Mas então,aproveito para nesta postagem responder ao questionamento da Tutora Taís, apesar de eu ter realizado esta atividade em outubro de 2016 lembro como se fosse hoje a alegria e o envolvimento das crianças nesta atividade... 
As crianças ficaram impressionadas com o tamanho da "baba/espuma" que saia da boca do sapo quando eles assopravam, me foi questionado porque não saia bolinhas de sabão e sim a espuma. Respondi que era por causa do pano que havíamos colocado na boca do sapo, que este pano (utilizei perfex) possuía furinhos pequenos e era por eles que as bolinhas de sabão saiam. E que como os furinhos eram bem pequenos e próximos se formava a espuma. Com esta experiencia eu aprendi que as crianças não precisam de muito para serem felizes, eles gostam de novidades e acabam se envolvendo e interagindo muito mais quando realizamos atividades práticas e brincadeiras com eles.
E um fato que aconteceu no dia que estávamos brincando com o "sapo babão", foi quando a mãe de um aluno chegou na escola para buscar um irmão, e viu o filho brincando no pátio, ela sorriu e falou que tinha adorado, me perguntou se eles iriam levar para casa e quando eu respondi sim ela olhou para o filho e falou: "-Não estraga! Leva para casa direitinho para eu brincar também.". 
Achei interessante a reação dela pois, a maioria dos pais gostam e as vezes elogiam nosso trabalho, mas nunca havia escutado de uma mãe que ela queria brincar em casa com  o brinquedo confeccionado pelos filhos...
Gratificante ter nosso trabalho reconhecido.



Releitura da postagem "Montando o Portfólio" - 12/12/2016


http://claudiacosta2015.blogspot.com/2016/12/montando-o-portfolio.html


Na descrição da atividade da semana 7, na interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, tínhamos a explicação sobre portfólio:

                                                   
                                             Portfólio é o conjunto coerente de documentação (fotos, desenhos,                                                         histórias) refletidamente selecionadas, significativamente comentada e                                                sistematicamente organizada e contextualizada no tempo que revela um                                                percurso lógico.

E junto com esta explicação tínhamos também que construir um portfólio. A construção do Portfólio tem se tornado parte de muitas escolas de educação infantil, e com a interdisciplina foi possível perceber e compreender melhor como se monta um Portfólio... 
Na postagem lincada, falei sobre meu aprendizado na construção de portfólios, que este documento mostra muito mais que simples trabalhos, ele monstra as aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos no decorrer do ano letivo.  E podemos estar mostrando para as famílias estas aprendizagens através de fotos e registros feitos durante o ano, comparando o antes e o depois.
Ainda vejo nas escolas que tenho trabalhado nos últimos anos que a montagem e criação de portfólios são diferentes de um lugar para o outro, mas todos têm a mesma intenção que é a de estar mostrando para as famílias o desenvolvimento de seus filhos no decorrer de cada ano.

Releitura da postagem "Explosão de Cores" - 07/11/16


http://claudiacosta2015.blogspot.com/2016/11/explorando-curiosidade-das-criancas.html

Quando estudamos a interdisciplina "Representação do Mundo pelas Ciências Naturais", precisávamos fazer um experimento com as crianças onde estaríamos aguçando a curiosidade dos mesmos. O experimento que fiz foi a explosão de cores, onde em uma bacia colocamos leite e corante de alimentos, as crianças podiam perceber os pingos coloridos sobre o leite. Então, pinguei detergente de louças sobre os pingos e os mesmos "explodiam" as cores corriam pela bacia se misturando e criando diferentes formas, as crianças observavam atentas e ao mesmo tempo demonstravam curiosidade pelo que estavam observando. Começaram a dar formas para o que viam...
Quando realizei a postagem foi um relato da experiência feita em sala com os alunos da faixa etária 5, realizamos na aula a atividade e as crianças participaram com alegria, foi interessante observar o envolvimento deles com a atividade e a participação através de perguntas que iam me fazendo sobre o experimento. 
Observando esta postagem feita em 2016, vejo que posso fazer uma referência ao texto "Ser Professor é Ser Pesquisador"- de Fernando Becker e Tania B.I. Marques(Orgs) p.9, onde nos mostra o professor como sujeito epistêmico, que 

                                                  ...é alguém que continua aprendendo e ampliando sua capacidade de                                                     conhecer e, portanto, de aprender conteúdos mais complexos. Em                                                           nenhum domínio o conhecimento-conteúdo está pronto, acabado;                                                           também não se conhecem os limites da capacidade de aprender.                                                            Além disso, o professor é responsável pelo processo de aprendizagem                                                    do aluno. Para ensinar, ele precisa aprender seu aluno, como                                                                  lembrava  Paulo Freire (1995); saber das capacidades e, portanto, das                                                    necessidades cognitivas do aluno. Por esses dois motivos                                                                        combinados,  ele se torna um pesquisador no sentido amplo.

Então, posso concluir que ao trabalhar com um experimento com os alunos estamos sendo epistêmicos, pois estamos aprendendo e ampliando a capacidade de conhecer tanto dos alunos quanto do próprio professor. 
 

Releitura da postagem "Interesse pelos livros"- 30/06/2016


http://claudiacosta2015.blogspot.com/2016/06/o-interesse-pelos-livros-comeca-desde.html


A postagem lincada refere-se ao interesse que as crianças demonstram desde cedo pelos livros, quando eu estava em uma turma de berçário 2 a professora (da turma) ofereceu diversos livros para  seus alunos para que eles pudessem explorar, foi interessante ver as crianças manuseando aqueles livros, alguns sentaram e ficaram por algum tempo observando as imagens, folheavam e olhavam... Outros trocavam a todo momento e queriam pegar os que os colegas estavam manuseando, e uma menina pegou um livro e ficou por muito tempo observando e comentando sobre o que estava olhando, a história do livro era de uma família de macacos, onde o personagem principal era o filhote  e era ele que mais chamava a atenção da menina, ela procurava as páginas onde ele estava e falava o que ele estava fazendo, eu questionava por exemplo, o que ele tinha na mão e ela respondia "nanana". 
Com esta situação percebi o interesse das crianças pequenas por livros e a capacidade que os mesmos tem ao narrar o que lhes chamam a atenção nas histórias que já foi contada para eles. Revendo as interdisciplinas, voltei na de "Literatura Infanto Juvenil" e encontrei uma citação da professora Ivany Souza Ávila no slide da primeira aula presencial que tivemos com ela onde fala "Quando lemos para uma criança, nós a impactamos e movimentamos seu mundo", ou seja, quando contamos uma história para as crianças estamos criamos a oportunidade de elas reproduzirem o que ouviram e inventarem novas histórias. 
Quando fiz a postagem apenas relatei a aula que participei e o interesse das crianças pelos livros, hoje voltei nas interdisciplinas e percebo que é possível associar algumas aulas do curso com a atividade relatada, além da aula de literatura que relatei a fala da professora Ivany, também acrescento o vídeo 
ww.youtube.com/watch?v=tsBX--j_bBI, que assistimos na aula de "Linguagem e Educação", também interdisciplina dada pela professora Ivany,  onde vemos um bebê segurando um papel e lendo o mesmo, apesar da criança ainda não falar claramente e nem mesmo saber o que esta escrito ela reproduz sons como se estivesse lendo, seu pai sorri e ela acha graça e ri também. 
Ao estar assistindo este vídeo então associo ele à minha postagem pois, nele observamos que a criança esta reproduzindo oi que já viu alguém fazer (no caso ler), e assim podemos ver a importância de apresentar livros e contar histórias para as crianças desde cedo também.