terça-feira, 3 de abril de 2018

Escolas democráticas!



https://youtu.be/Rumvh3QnL38



Foi preciso observar o vídeo para poder perceber as atitudes dos professores e também dos alunos na escola nem tão democrática. 
A escola apresentada no filme, era uma escola com salas ambiente, a cada troca de "período" os alunos se dirigiam para uma sala determinada, porém os alunos não podiam expressar seus conhecimentos se estes não fossem os que os professores houvessem falado/passado. Os professores perdiam oportunidades de incluir em suas aulas objetos concretos que serviam para melhor demonstração para suas aulas e explicações. 
Ao assistir o filme, foi possível fazer relação com o texto do texto, Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos de Fernando Becker, p.16, onde fala do empirismo, “Nesta aula nada de novo acontece: novas perguntas são respondidas com velhas respostas.” Ou seja, o aluno ouve o que o professor fala sem argumentar, e quando as perguntas são feitas as respostas são as que o professor trás consigo a muito tempo.    

Na escola democrática todos têm direitos de decisões sobre o seu destino. O compartilhamento das responsabilidades e as decisões que podem alterar a posição de cada um no coletivo são tomadas em conjunto, incluindo gestores, educadores, funcionários, estudantes e famílias. Com isso é possível perceber que na escola apresentada no filme não usa da democracia pois, os professores se mostram os "donos do conhecimento", e quando toca o sinal para a saída dos alunos a escola é trancada. 

2 comentários:

  1. Olá, Claudia. Que momentos ou que aspectos você identificou na sua escola ou na sua prática que se assemelham a esse filme?

    ResponderExcluir
  2. Minha prática pedagógica é com educação infantil. Cada escola tem sua rotina, mas muitas se assemelham ao filme na questão da própria rotina, dos horários marcados para cada atividade. No ensino fundamental, assim como no filme, a cada sinal dado tem a troca de períodos, troca o professor, em algumas escolas os alunos trocam de sala... Na educação infantil tem a hora do café, a hora da fruta, o almoço, o descanso... E Entre as alimentações é necessário realizar as atividades, recreação, atividade dirigida seja no pátio ou na sala, brincadeiras livres entre outras atividades. Então acho que o que se assemelha do filme com as escolas que trabalhei é o compromisso de ter que trocar de atividade a cada sinal dado, como na educação infantil não temos o "sinal" precisamos cuidar o relógio e cuidar para não perder os horários para não atrasar ou atrapalhar o desenvolvimento da escola.

    ResponderExcluir