Compreendendo melhor a aplicação do Método Clínico...
Após uma aula de grandes aprendizagens, tivemos a oportunidade de uma nova... Onde, desta vez, foram sendo apresentados os vídeos produzidos por cada dupla ou trio, e após os comentários e as trocas de ideias e pensamentos conseguimos entender melhor a nossa "postura", frente as crianças que estamos "analisando".
É necessário compreender que para realizar estes testes, não podemos sugerir as respostas ou realizar as transformações sem dar um tempo para a criança pensar.
No vídeo feito pelo meu grupo, onde eu realizei o experimento com meu filho de 8 anos e 10 meses, quando chegou a hora da análise ficou claro de que o teste foi realizado de maneira equivocada pois, eu perguntava "qual copo tem mais?" e realizei as transformações sem esperar algum comentário dele sobre a situação daquele momento. E, com as explicações da professora Tania, foi possível perceber que desta maneira, eu estava de certa forma manipulado as respostas dadas por ele.
Então para realizar um teste onde vamos estar analisando as respostas e reações das crianças, é necessário darmos o tempo para que ela possa pensar e analisar a situação para poder dar a sua resposta, a a partir do seu pensamento, do seu raciocínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário