Voltando a falar no tempo....
Na aula presencial de Escola Cultura e Sociedade a professora Cláudia, conversou vários assuntos interessantes, porém um que me chamou muito a atenção, foi quando ela nos falou sobre o tempo, onde os primeiros relógios foram colocados nas torres das igrejas e os mesmos não marcavam os segundos. Isto porque as pessoas não se preocupavam com esta questão, viviam mais tranquilos, mas com o passar dos "tempos", as coisas foram mudando foi criado o relógio de pulso, onde então se iniciaria a contar o tempo individual das pessoas. E penso que isso, está cada dia pior, o fato das pessoas estarem correndo contra o tempo para poderem resolver seus problemas, resolverem as questões do dia a dia.
E, enquanto a professora falava eu pensava na minha vida, na correria que faço todos os dias para poder pegar um ônibus, para não perder o trem pois se não conseguir pegar aquele trem vou perder o outro ônibus... E assim percebo a importância dos segundos na minha correria... Em determinados dias eu queria que o mesmo tivesse 40 horas, pois as 24 horas são curtas para se resolver todas as atividades, compromissos, entregas de trabalhos, organização da casa, atenção para os filhos e família entre outras atividades que precisamos fazer no nosso dia a dia....
É preciso dar um tempo para viver a vida, para pensar, para ler um livro que temos vontade e não ter que realizar a leitura por ser "obrigatório" naquele momento.
Tem momentos que precisamos desacelerar, precisamos caminhar, sentar em uma praça e admirar as flores as árvores, sentir o vento... Mas mesmo sabendo que é preciso dar este "tempo", em nossas vidas percebemos que os prazos estão chegando e que os segundos estão passando... E quando percebemos já estamos no final de mais um ano e logo iniciará um novo e que neste novo continuará a correria e as preocupações. E fica a dúvida... Como desacelerar? Como aproveitar mais a vida sem ter tanta preocupação? Como deixar de olhar para os segundos do relógio e caminhar sem pressa? Preciso ser amiga e parceira do meu tempo, do meu relógio, dos meus segundos.... Mas como fazer isso? Quem sabe um dia eu descubro....
Achei os assuntos da aula bem interessantes, pois, vamos pensar no "E" ao invés do "versus"...
Oi Claudia,
ResponderExcluirCompartilho da sua vontade que o dia tivesse mais horas para dar conta de fazer tudo que temos que fazer, mas acredito que podemos começar organizando nossas prioridades e vivendo cada momento a seu tempo, nos preocupar antecipando problemas que não podemos resolver agora não vai resolver. Cada passo no seu tempo e vamos seguindo.
Abraço, Tutora Tais