quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O contato pessoal e o contato virtual...


Nos dias atuais podemos perceber que já não se tem muito contato pessoal com nossos amigos e familiares, com o avanço das tecnologias mandar uma mensagem via whats ou até mesmo pelo facebook tem se tornado uma atividade comum entre as pessoas, não importando mais a idade. Digo isso, pois, a algum tempo atrás as pessoas de mais idade demonstravam receios por usar um telefone celular, por ter dúvidas de como manusear e escrever uma mensagem utilizando as teclas deste telefone . E hoje é só encostar o dedo na tela do aparelho que esta digitando uma palavra, seja para transmitir alguma informação importante ou para se dar um bom dia ou boa noite. E assim é possível perceber o avanço das tecnologias no mundo virtual. 
Porém como disse Leandro Karnal, no vídeo que nos foi disponibilizado no Moodle na interdisciplina Filosofia da Educação, tudo tem seu bônus e seu ônus, ou seja, o uso da tecnologia nos aproxima das pessoas da mesma forma que nos afasta, achamos tão fácil mandar uma mensagem para um amigo que deixamos de visitá-lo. Estamos trocando o contato pessoal pelo contato virtual. Estamos de certa forma ganhando por estarmos podendo receber notícias daquele amigo que mora em outra cidade ou mesmo em outro país e estamos deixando de visitar aquele amigo que mora na esquina da nossa casa, pois, foi possível enviar a mensagem informando sobre que estamos bem, mas que estamos na correira com nossos afazeres... 
Precisamos refletir sobre os ganhos e as perdas que estamos tendo com os avanços da tecnologia em nossas vidas...

Aperfeiçoando a escrita ou aprendendo escrever?


Na aula presencial com a professora Ivany foi possível perceber e aprender que se usarmos técnicas simples poderemos aperfeiçoar nossa escrita.
Selecionar palavras livremente ou utilizando um tema central, pode nos ajudar a juntar o pensamento e realizar uma boa escrita. 
Através das atividades que foram propostas na aula foi possível perceber que se praticarmos estes exercícios poderemos escrever com mais facilidade... 
Precisamos criar hábitos para desenvolver e unir nossos pensamentos com as palavras... 




quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Voltando a falar no tempo....


Na aula presencial de Escola Cultura e Sociedade a professora Cláudia, conversou vários assuntos interessantes, porém um que me chamou muito a atenção, foi quando ela nos falou sobre o tempo, onde os primeiros relógios foram colocados nas torres das igrejas e os mesmos não marcavam os segundos. Isto porque as pessoas não se preocupavam com esta questão, viviam mais tranquilos, mas com o passar dos "tempos", as coisas foram mudando foi criado o relógio de pulso, onde então se iniciaria a contar o tempo individual das pessoas. E penso que isso,  está cada dia pior, o fato das pessoas estarem correndo contra o tempo para poderem resolver seus problemas, resolverem as questões do dia a dia. 
E, enquanto a professora falava eu pensava na minha vida, na correria que faço todos os dias para poder pegar um ônibus, para não perder o trem pois se não conseguir pegar aquele trem vou perder o outro ônibus... E assim percebo a importância dos segundos na minha correria... Em determinados dias eu queria que o mesmo tivesse 40 horas, pois as 24 horas são curtas para se resolver todas as atividades, compromissos, entregas de trabalhos, organização da casa, atenção para os filhos e família entre outras atividades que precisamos fazer no nosso dia a dia....
É preciso dar um tempo para viver a vida, para pensar, para ler um livro que temos vontade e não ter que realizar a leitura por ser "obrigatório" naquele momento.
Tem momentos que precisamos desacelerar, precisamos caminhar, sentar em uma praça e admirar as flores as árvores, sentir o vento... Mas mesmo sabendo que é preciso dar este "tempo", em nossas vidas percebemos que os prazos estão chegando e que os segundos estão passando... E quando percebemos já estamos no final de mais um ano e logo iniciará um novo e que neste novo continuará a correria e as preocupações. E fica a dúvida... Como desacelerar? Como aproveitar mais a vida sem ter tanta preocupação? Como deixar de olhar para os segundos do relógio e caminhar sem pressa? Preciso ser amiga e parceira do meu tempo, do meu relógio, dos meus segundos.... Mas como fazer isso? Quem sabe um dia eu descubro....

Achei os assuntos da aula bem interessantes, pois, vamos pensar no "E" ao invés do "versus"... 

domingo, 10 de setembro de 2017

Educação Especial...

Ao realizar as primeiras atividades sobre educação especial, é possível perceber que as pessoas com necessidades especiais já obtiveram várias conquistas com o passar dos anos, porém estas conquistas são lentas... Pessoas com necessidades especiais estão presentes no mundo desde sempre, porém demorou muito tempo para que estas pessoas tivessem o seu reconhecimento como seres capazes de conviver e participar do mundo como pessoas... 
Ao ler o texto que está disponível no moodle, (https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1308614), podemos ver como foi a trajetória e as conquistas adquiridas pelas pessoas com necessidades especiais. Mas apesar das conquistas de direitos adquiridos até os dias de hoje, é possível perceber que ainda precisamos dar atenção à estas questões e à estes direitos que as pessoas têm. Pois pelo que se percebe no dia a dia vemos que muitos destes direitos já adquiridos muitas vezes  não são cumpridos. 
É necessário cobrar das autoridades os direitos de cada cidadão.

domingo, 3 de setembro de 2017

E iniciou o eixo IV....


Novas interdisciplinas com novas aprendizagens... E por falar em aprendizagens a tarefa 1 de psicologia II nos faz pensar o que é aprendizagem. 
Penso que aprendizagem seja " todo o conhecimento que adquirimos ao longo de nossas vidas, e que ela ocorre através da vivencia e da troca de informações que temos com outras pessoas, através de leituras assim como com observações do que acontece a nossa volta." 
Para Piaget "aprender é  criar estruturas de assimilação", com isso penso que estaremos criando nossas estruturas de assimilação relacionando nossos trabalhos de cada interdisciplina com nossas atividades diárias tanto na nossa vida pessoal como profissional.
Então com esta atividade penso que nosso semestre será assim, cheio de novos conhecimentos que iremos adquirir com nossos professores, tutores e colegas... 

Que todos tenhamos um bom semestre....