Trabalhando com classificação...
Podemos dizer que classificar faz parte do nosso dia a dia, os objetos dentro de casa, por exemplo, material de cozinha na cozinha, material de limpeza na dispensa ou no banheiro, roupas nos roupeiros e assim por diante.
Sendo assim as crianças aprendem desde cedo a ordem dos produtos ou objetos, principalmente em casa quando eles precisam selecionar seus brinquedos, suas roupas, seus calçados.
Na atividade do "mercadinho" que realizamos em aula presencial de Matemática e através de trabalho com as crianças em "Ciências", foi possível perceber que a classificação, na maioria das vezes se dá pelas características e semelhanças dos produtos.Por exemplo, quando eu realizei a atividade de matemática, fiz a classificação dos produtos usando as características "NÃO PERECÍVEL, PERECÍVEL, E MULTIUSO". Já ao realizar a tarefa de Ciências, com as crianças percebi que as elas usaram praticamente o mesmo conceito para classificação dos produtos. Porém a explicação que eu recebi das crianças foi: "os que vou guardar no armário, os que vou colocar na geladeira e os que vou deixar no armário da garagem", e esta explicação das crianças percebi que eles usaram nossa casa como exemplo para distribuírem os produtos que tinham em mãos, pois, fizeram a classificação de acordo como guardamos em nossa casa, e ao observar esta classificação dos produtos foi possível perceber que eles colocaram da mesma maneira que eu havia colocado (não perecíveis, perecíveis e multiuso), porém com outra linguagem.
Assim, é possível então perceber que a classificação está muito inserida no nosso meio. E que a classificação pode ser de acordo com a matemática quando usamos os conjuntos, assim como, com a ciências pelas semelhanças e características...